Presencial
Em 2023, a 14ª edição do CBSoft voltará a ser realizada presencialmente, de 25 a 29 de setembro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.👉 Mapa

SBES 2023
XXXVII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software

Chamada de Trabalhos - Trilha de Educação

O Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES) é o principal evento de Engenharia de Software da América Latina. O SBES é realizado em conjunto com a CBSoft - Conferência Brasileira de Software: Teoria e Prática, que tradicionalmente reúne acadêmicos, profissionais e estudantes.
A trilha de Educação do SBES, antigo FEES (Fórum de Educação em Engenharia de Software), foca na discussão de desafios, boas práticas e inovações no ensino de Engenharia de Software.
A Trilha de Educação em Engenharia de Software busca submissões de qualidade que tratem de assuntos relacionados ao desenvolvimento de currículos, relatos de experiência institucionais ou pessoais, estudos experimentais, melhores práticas, e trabalhos teóricos ou conceituais, no escopo de ensino/aprendizagem em Engenharia de Software. Os artigos nesta trilha são revisados com base em sua originalidade, relevância, solidez técnica e clareza na apresentação.

Categoria de Artigos

A trilha de Educação do SBES convida os pesquisadores e educadores da área a submeterem artigos nas categorias abaixo:
  • Artigos de Pesquisa - Dentro do contexto dos tópicos de interesse para esta chamada de artigos, os trabalhos desta categoria devem seguir padrões rigorosos, descrevendo questões de pesquisa, hipóteses, métodos, resultados e limitações, como é típico e esperado de estudos de pesquisa. Portanto, são esperados artigos tais como experimentos controlados, surveys, estudos qualitativos, estudos de caso.
  • Relatos de Experiência - Os artigos devem descrever o uso de uma intervenção, curso ou experiência de ensino em Engenharia de Software, detalhando as bases teóricas da abordagem, o contexto de uso e fornecer uma reflexão rica sobre o que funcionou ou não funcionou e por quê. É fundamental que os artigos desta categoria tragam detalhes suficientes para permitir que a abordagem apresentada seja replicada por outros docentes.

Datas Importantes

Registro do artigo (envio do resumo):2023-05-15 2023-05-28
Submissão do artigo:2023-05-22 2023-06-02
Período de rebuttal:03 a 07 de julho de 2023
Notificação de aceitação:2023-07-24
Envio da versão final:2023-07-31

Tópicos de Interesse

Convidamos submissões sobre o ensino da Engenharia de Software em diversos cenários (por exemplo, sala de aula, curso de capacitação complementar, ensino universitário, ensino técnico), incluindo, mas não se limitando, aos tópicos listados a seguir:
  • Ensino de Engenharia de Software de modo Presencial, Híbrido ou Remoto após a pandemia de COVID-19, destacando mudanças no processo de ensino-aprendizagem;
  • Ensino de Engenharia de Software através de metodologias de aprendizagem ativa: Problem-based Learning, Project-based Learning, Challenge-based Learning, Flipped Classroom, dentre outras;
  • Boas práticas e práticas inovadoras para o ensino de Engenharia de Software;
  • Currículo ou projetos de curso inovadores;
  • Ensino de Engenharia de Software no contexto dos diferentes cursos de graduação e de pós-graduação;
  • Ensino de métodos, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de software;
  • Ensino de Engenharia de Software em ambientes informais, tais como hackathons e Stack overflow;
  • Ambientes educacionais emergentes para Engenharia de Software, tais como aprendizado online;
  • Experiências de ensino/aprendizado utilizando abordagens em cenários práticos da Engenharia de Software, tais como: métodos ágeis, código aberto, desenvolvimento distribuído de software, computação em nuvem, big data, dispositivos móveis, sistemas embarcados, robótica, machine learning e outros;
  • Ferramentas e métodos para avaliação do aprendizado de Engenharia de Software;
  • Ensino/aprendizado de aspectos humanos, políticos, éticos, legais, profissionais e sociais na Engenharia de Software;
  • Integração de experiências práticas no ensino da Engenharia de Software;
  • Integração entre pesquisa e ensino de Engenharia de Software;
  • Interdisciplinaridade em Engenharia de Software;
  • Métodos inovadores que promovem o estudo e estimulam o aprendizado de professores, mantendo-os atualizados para o ensino de Engenharia de Software;
  • Ensino em Engenharia de Software que estimula o empreendedorismo, especialmente a criação de startups;
  • Pesquisas sobre igualdade, diversidade e inclusão no ensino de Engenharia de Software;
  • Código aberto no ensino de Engenharia de Software;
  • Ensino/aprendizagem de tópicos emergentes em Engenharia de Software.

Políticas de Ciência Aberta

A Trilha de Educação do SBES 2023 incentiva autores a adotarem princípios e práticas de Ciência Aberta, buscando promover a transparência, a replicabilidade e a reprodutibilidade na pesquisa. Nesse contexto, os autores devem fornecer uma declaração explícita sobre a disponibilidade de artefatos de pesquisa abertos (ou ausência dela) no artigo submetido em uma seção não-numerada chamada "Disponibilidade de Artefatos" após a seção de "Conclusão", indicando o local de depósito dos artefatos de pesquisa ou apresentando uma justificativa para a não disponibilização. Ressalta-se que a disponibilização de tais artefatos não é obrigatória e não será utilizada como critério para aceitação ou rejeição de artigos.
O documento Políticas de Ciência Aberta no SBES 2023 apresenta princípios e práticas de Ciência Aberta para apoiar os autores da Trilha de Educação do SBES. Durante a preparação do artigo, dúvidas sobre o assunto podem ser encaminhadas para o Coordenador de Ciência Aberta do SBES 2023, sem incorrer em quebra de anonimização do artigo.

Prêmio de Melhor Artigo

O Comitê Diretivo do SBES irá nomear um comitê para premiar os melhores trabalhos do simpósio. O trabalho premiado da Trilha de Educação será anunciado durante o evento e será convidado a submeter uma versão estendida em inglês ao JSERD.

Prêmio de Melhor Revisor

O SBES 2023 reconhece a generosidade dos revisores que dedicam seu tempo e melhor esforço para revisar os trabalhos submetidos. O progresso do crescimento científico depende de colegas dedicados, que visam promover o desenvolvimento da tecnologia, oferecendo sua atenção e paixão ao revisar os artigos. Um certificado de Melhor Revisor será concedido aos revisores que enviarem revisões de qualidade excelentes ao SBES. A avaliação será baseada na qualidade e utilidade das revisões, assim como participação durante a discussão do Comitê de Programa.

Preparação e Submissão de Artigos

Os trabalhos podem ser escritos em Português ou Inglês. Os artigos submetidos não devem ter sido submetidos simultaneamente a nenhum outro fórum (conferência ou revista), nem devem ter sido publicados em outro lugar. Submissões em inglês são fortemente encorajadas, uma vez que os anais do simpósio serão indexados em uma biblioteca digital. Artigos escritos em português devem incluir resumo em inglês.
Os artigos devem ser submetidos no formato Adobe Portable Document Format (PDF) e seguir estritamente o formato ACM_SigConf de 2 colunas disponível em: https://www.acm.org/publications/proceedings-template. Usuários de LaTeX devem utilizar a classe acmart.cls fornecida no modelo, com o formato de conferência habilitado no preâmbulo do documento:
\documentclass[sigconf]{acmart}
O estilo de bibliografia fornecido no modelo ACM-Reference-Format.bst deve ser utilizado:
\bibliographystyle{ACM-Reference-Format}
Após a seção de Conclusão, deve-se incluir uma seção não-numerada denominada "Disponibilidade de Artefatos":
\section*{Disponibilidade de Artefatos}
Os artigos devem ter no máximo 10 páginas, incluindo todas as figuras, tabelas, apêndices, referências bibliográficas e agradecimentos. Os artigos devem ser registrados e submetidos por meio do sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/Paper.cgi?c=4265 ):
  • Registro do artigo: Deve-se informar o título, autores, resumo, tópicos de interesse e idioma do artigo.
  • Submissão do artigo completo: Deve-se submeter o arquivo em formato PDF contendo o artigo.
A publicação de artigos aceitos na Trilha de Educação requer a inscrição de pelo menos um de seus autores no CBSoft 2023, bem como a apresentação do artigo durante o SBES 2023.
As submissões que não estiverem em conformidade com o formato de envio exigido ou que estejam fora do escopo da Trilha de Educação serão rejeitadas sem revisão. Todos os outros artigos serão revisados por pelo menos três membros do Comitê do Programa.
É importante notar que, se uma submissão simultânea ou publicação prévia em outro fórum (evento ou periódico) de artigo submetido ao SBES for identificada e reportada a qualquer tempo, o artigo será rejeitado e os autores poderão ficar impedidos de submeter artigos nas próximas edições do SBES.
O processo de revisão inclui um período de rebuttal em que os autores terão acesso aos comentários dos revisores e poderão argumentar e responder a perguntas dos revisores antes da decisão final de aceitação / rejeição. O rebuttal é limitado a um texto simples de até 5.000 caracteres (incluindo espaços).

Anonimização

A Trilha de Educação do SBES 2023 adotará um processo de revisão double-blind. Todos os trabalhos submetidos devem ocultar a identidade dos autores. Tanto os nomes de autores quanto as afiliações devem ser omitidos.
Além disso, as seguintes regras devem ser abordadas:
  • As citações a trabalho relacionado dos próprios autores devem ser escritas em terceira pessoa. Por exemplo, deve-se escrever "o trabalho anterior de Silva et al." em oposição ao "nosso trabalho anterior". Como uma heurística, deve-se procurar por ocorrências de identificadores tais como: "nós", "nosso", "github", "financiamento", "Universidade", etc., no artigo e modificar essas palavras antes de submetê-lo.
  • O artigo submetido não deve mencionar artefatos em repositórios ou websites que permitam a identificação dos autores. A disponibilização de artefatos relacionados ao artigo deve ser feita de forma anônima;
  • Se o artigo submetido apresentar uma evolução de um trabalho anterior, pode-se anonimizar a referência a esse trabalho. Por exemplo, "baseado no trabalho de Silva et al." pode ser substituído para "baseado em nosso trabalho anterior [Ref]" e a referência pode ser apresentada como "[Ref] referência omitida devido à revisão double-blind" na seção de referências bibliográficas;
  • Os revisores não serão encorajados a procurar referências que identifiquem os autores em outras fontes. Buscas em bibliotecas digitais ou artefatos existentes não invalidam as regras de double-blind.
Após a aceitação do artigo, todas as informações (sem anonimização) poderão ser incluídas na versão final.
Em caso de dúvida sobre a preparação do trabalho seguindo as regras de submissão anônima, pode-se entrar em contato com os Coordenadores do Comitê de Programa da Trilha de Educação.

Desclassificação de Artigos

Artigos fora do escopo da Trilha de Educação do SBES 2023 ou que não estiverem em conformidade com o formato exigido e regras de anonimização serão desclassificados e rejeitados sem passar pelo processo de revisão.

Organização

Coordenadores Gerais do CBSoft 2023
Awdren de Lima Fontão (UFMS, Brasil)
Débora Paiva (UFMS, Brasil)
Hudson Borges (UFMS, Brasil)
Maria Istela Cagnin Machado (UFMS, Brasil)
Patricia Gomes Fernandes Matsubara (UFMS, Brasil)
Vanessa Borges (UFMS, Brasil)
Coordenadores de Comitê de Programa - Trilha da Educação
Tayana Conte (UFAM, Brasil)
Rafael Prikladnicki (PUCRS, Brasil)
Coordenação de Ciência Aberta
Edson OliveiraJr (UEM, Brasil)
Coordenação de Publicação dos anais
Edna Dias Canedo (UnB, Brasil)
Comitê Diretivo do SBES
Carla Silva (UFPE, Brasil)
Christina von Flach (UFBA, Brasil)
Elisa Yumi Nakagawa (ICMC-USP, Brasil)
Fernando Castor (UFPE, Brasil)
Igor Steinmacher (Northern Arizona University, Estados Unidos)
Márcio Ribeiro (UFAL, Brasil)
Marco Túlio Valente (UFMG, Brasil)
Rohit Gheyi (UFCG, Brasil)
Sabrina Marczak (PUCRS, Brasil)
Tayana Conte (UFAM, Brasil)
Comitê de Programa
Afonso Sales (PUCRS, Brasil)
Aline Amaral (UEM, Brasil)
Allysson Allex Araújo (UFC, Brasil)
Ana Regina Rocha (COPPE/UFRJ, Brasil)
Anderson Belgamo (IFSP - Campus Piracicaba, Brasil)
Andrea Bordin (UFSC, Brasil)
Anna Beatriz Marques (UFC, Brasil)
Awdren Fontão (UFMS, Brasil)
Bruno Gadelha (UFAM, Brasil)
Carla Bezerra (UFC - UFC, Brasil)
Carla Silva (UFPE, Brasil)
Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC, Brasil)
Christina von Flach (ufba, Brasil)
Claudia Werner (COPPE / UFRJ, Brasil)
Crescencio Lima (IFBA, Brasil)
Davi Viana (UFMA, Brasil)
Diogo Mendonça (CEFET-RJ, Brasil)
Dorgival Netto (UFCA, Brasil)
Edna Canedo (UNB, Brasil)
Edson OliveiraJr (UEM, Brasil)
Eduardo Figueiredo (UFMG, Brasil)
Ellen Francine Barbosa (ICMC-USP, Brasil)
Emanuel Coutinho (UFC, Brasil)
Fernanda Madeiral (KTH Royal Institute of Technology, Suécia)
Giani Petri (UFSM, Brasil)
Heitor Costa (UFLA, Brasil)
Igor Steinmacher (Northern Arizona University, Estados Unidos)
Igor Wiese (UTFPR, Brasil)
Ismayle Sousa Santos (UECE, Brasil)
Ivan Machado (UFBA, Brasil)
Jarbele Coutinho (UFERSA, Brasil)
José Maldonado (SSC/ICMC-USP/São Carlos, Brasil)
Juliana Saraiva (UFPB, Brasil)
Kiev Gama (UFPE, Brasil)
Leandro Silva (UFAL, Brasil)
Leticia Machado (UFVJM, Brasil)
Luciana Zaina (UFSCar, Brasil)
Mairieli Wessel (Radboud University, Holanda)
Marcela Pessoa (UEA, Brasil)
Marcelo Yamaguti (PUCRS, Brasil)
Maurício Souza (UFLA, Brasil)
Monalessa Perini Barcellos (UFES, Brasil)
Paulo Maia (UECE, Brasil)
Paulo Meirelles (USP, Brasil)
Paulo Queiroz (UFERSA, Brasil)
Paulo Sérgio Santos (UNIRIO, Brasil)
Pedro Henrique Dias Valle (UFJF, Brasil)
Rafael de Mello (UFRJ, Brasil)
Rafael Parizi (IFFARROUPILHA, Brasil)
Renato Bulcão-Neto (UFG, Brasil)
Rita Suzana Pitangueira Maciel (UFBA, Brasil)
Rodrigo Santos (UNIRIO, Brasil)
Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira (UFPA, Brasil)
Sávio Freire (IFCE, Brasil)
Sheila Reinehr (PUCPR, Brasil)
Simone Santos (UFPE, Brasil)
Simone Souza (ICMC-USP, Brasil)
Sofia Paiva (UFG, Brasil)
Thelma Colanzi (UEM, Brasil)
Troy Kohwalter (UFF, Brasil)
Valdemar Vicente Graciano Neto (UFG, Brasil)
Valter Camargo (UFSCAR, Brasil)
Vânia Neves (UFF, Brasil)
Waldemar Pires Ferreira Neto (UNICAP, Brasil)
Walter Nakamura (UTFPR, Brasil)
Windson Viana (UFC, Brasil)