Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software

Lionel Briand
University of Ottawa and Lero

Lionel C. Briand é professor de engenharia de software com posições compartilhadas entre (1) a Universidade de Ottawa, no Canadá, e (2) o Lero Centre — o centro nacional irlandês de pesquisa em software — sediado na Universidade de Limerick, na Irlanda. Ao longo de mais de 30 anos, em colaboração com colegas, ele conduziu diversos projetos de pesquisa colaborativa com empresas dos setores automotivo, satélite, aeroespacial, energético, financeiro e jurídico. Lionel ocupou diferentes posições como engenheiro, acadêmico e líder em sete países. Atualmente, ele é titular da Cátedra de Pesquisa do Canadá (Tier 1) em "Confiabilidade e Conformidade Inteligente de Software" e diretor do Lero, o centro nacional irlandês de pesquisa em software. Ele foi um dos fundadores da conferência ICST (IEEE International Conference on Software Testing, Verification, and Validation, um evento classificado como CORE A) e seu primeiro presidente geral. Também foi editor-chefe da revista *Empirical Software Engineering* (Springer) por 13 anos, liderando, em colaboração primeiro com Victor Basili e depois com Tom Zimmermann, o avanço da revista para o topo dos melhores veículos de publicação em engenharia de software. Lionel foi elevado aos títulos de Fellow do IEEE e da ACM por suas contribuições em testes e verificação de software. Recebeu os prêmios Harlan Mills da IEEE Computer Society, o prêmio de pesquisa excepcional da ACM SIGSOFT e o prêmio de engenheiro do ano da IEEE Reliability Society, respectivamente em 2012, 2022 e 2013. Em 2016, foi agraciado com um ERC Advanced Grant, a mais prestigiada premiação individual de pesquisa da União Europeia, pelo seu trabalho em modelagem e testes de sistemas ciberfísicos. Em 2023, foi eleito membro da Academia de Ciências da Royal Society of Canada. Seus interesses de pesquisa incluem: testes e verificação de software (incluindo aspectos de segurança), IA confiável, aplicações de IA na engenharia de software, desenvolvimento de software orientado a modelos, engenharia de requisitos e engenharia de software empírica.

Rohit Gheyi
UFCGPesquisador Homenageado da CEES.

Rohit obteve seu doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2007. Durante o doutorado, realizou um estágio no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Desde 2009, é professor associado no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Seu grupo de pesquisa propôs diversas técnicas para tornar a evolução de programas mais segura, publicando artigos nas mais importantes conferências de Engenharia de Software (ICSE, FSE, ICSME, SBES) e em revistas de destaque (TSE, EMSE, IST, JSS, TOSEM), recebendo mais de 25 prêmios nacionais e internacionais. Desde 2008, ele também coordena um projeto que organiza competições de programação (como a Olimpíada Paraibana de Informática) e acampamentos de treinamento para estudantes do ensino fundamental, médio e graduação em nosso estado. Estudantes da UFCG conquistaram mais de 70 prêmios em competições de programação nacionais e internacionais (veja alguns deles aqui). Ele recebeu o prêmio de técnico do ICPC em 2017.

Sarah Nadi
New York University Abu Dhabi

Sarah Nadi é Professora Associada no Programa de Ciência da Computação da New York University Abu Dhabi (NYUAD). Antes de ingressar na NYUAD, ela passou quase oito anos na Universidade de Alberta, no Canadá, onde ocupou uma Cátedra de Pesquisa do Canadá (Tier II) em Reutilização de Software e liderou o laboratório de Manutenção e Reutilização de Software (SMR). Sarah obteve seu Mestrado (2010) e Doutorado (2014) pela Universidade de Waterloo, no Canadá, e passou aproximadamente dois anos como pesquisadora de pós-doutorado na Technische Universität Darmstadt, na Alemanha. Na NYUAD, Sarah co-dirige o laboratório SANAD, cujo objetivo é aprimorar como engenheiros de software desenvolvem e mantêm sistemas, fornecendo as ferramentas e insights de que precisam. Sua expertise de pesquisa está em engenharia de software empírica e análise de software. Sarah trabalhou em uma ampla gama de problemas na engenharia de software, incluindo a identificação de bugs e inconsistências em linhas de produto de software, a detecção de uso inseguro de APIs e o aproveitamento de modelos de linguagem de grande porte (LLMs) para diversas tarefas de desenvolvimento e manutenção. Seu trabalho recente foca em apoiar desenvolvedores no uso de bibliotecas de software, abrangendo desde o processo de seleção inicial, o uso correto da API da biblioteca, até a migração para versões mais recentes ou bibliotecas alternativas.