Trilha da Indústria
Apresentação
A Trilha da Indústria do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software 2026 tem por objetivo fomentar a cooperação entre a academia, o mercado e o governo, com palestras, artigos e discussões. Ela visa reunir profissionais dos três setores para compartilhar seus conhecimentos e suas experiências com a comunidade.
Essa é uma excelente oportunidade para estabelecer relações de cooperação entre a comunidade acadêmica e as comunidades de profissionais. É ainda uma oportunidade para estabelecer relações de pesquisa aplicada, fomentando o desenvolvimento do mercado e a inovação com transferência de tecnologias.
Chamada de Apresentações (Industry Talks)
A trilha está aberta para acadêmicos e profissionais do setor produtivo (organizações públicas ou privadas) que queiram compartilhar suas experiências ("experience reports") ou seus conhecimentos teóricos e tecnológicos e conjuntamente identificar possibilidades no desenvolvimento de redes de colaboração e de pesquisa na relação entre academia e empresas.
Submissões de propostas de apresentações sobre experiências práticas com desenvolvimento de plataformas, sistemas, ferramentas, aplicativos e produtos de código aberto, que descrevam desafios de mercado (problemas em aberto) e soluções aplicáveis à indústria, são bem-vindas.
Exemplos de tópicos de interesse incluem - mas não se limitam a:
- Engenharia de software empírica / experimental, como aplicações ou uso de ferramentas, diferentes processos e práticas de software e como elas impactaram a organização
- Detalhamento de ferramentas internas, suas decisões arquiteturais e de usabilidade, e impacto na produtividade do time e resiliência da aplicação
- Práticas, processos e ferramentas relacionadas a testes e resiliência de software
- Engenharia de Software para Inteligência Artificial e Inteligência Artificial para Engenharia de Software
- Arquiteturas para sistemas multi-cloud
- Engenharia de software seguro
- Engenharia para sustentabilidade e otimização energética
- Reflexões sobre interação academia-indústria, modelos, métodos, e lições aprendidas
Datas Importantes
| Registro do artigo (envio do resumo) | 22/05/2026 |
| Submissão do artigo | 29/05/2026 |
| Notificação Final de Aceitação | 10/07/2026 |
| Envio da Versão Final | 20/07/2026 |
Nota: Os deadlines de todas as datas são fixos e eles não serão postergados.
Preparando a Submissão
Resumo Estendido da Apresentação (mínimo de 2 páginas e no máximo 4 páginas)
Os resumos estendidos deverão conter os seguintes elementos, utilizando o Modelo para Publicação de Artigos da SBC:
- Abstract e Resumo
- Relato da Apresentação contendo:
- Relevância, impacto e benefícios da apresentação para a indústria de software;
- Para as apresentações que discorrem sobre desafios, conter clareza na descrição do problema, incluindo motivação, contexto e dificuldades;
- Para as apresentações que discorrem sobre soluções para o mercado, descrição da aplicabilidade da solução e indicadores de sucesso (por exemplo, prova de conceito, protótipo, etc.);
- Pequenas provas de evidência, como questionários ou números mostrando o impacto da solução discutida na equipe de desenvolvimento de software
- Referências Bibliográficas
- Breve biografia dos autores: para cada autor, formação, experiência profissional e afiliação atual.
As propostas de apresentações serão revisadas e selecionadas pelo Comitê Técnico da Trilha da Indústria do SBES 2026 e as aprovadas terão seus resumos publicados nos anais estendidos do SBES 2026. Pelo menos um autor ou autora de cada trabalho selecionado deverá fazer sua inscrição no SBES 2026 para participar do evento.
Por essa ser uma trilha dedicada à trabalhos feitos em contexto industrial e por pessoas que trabalhavam ativamente na indústria, é obrigatório:
- Trabalhos devem ter pelo menos um autor ou autora vinculado(a) à indústria ou governo
- Ao menos 50% dos autores do artigo devem ser da indústria ou governo
- O apresentador do trabalho também deve ser o autor(a) da indústria ou governo
Note que os trabalhos também podem ser submetidos mesmo sem a participação de pessoas da academia. Caso o time de autores ou a empresa tenha interesse em submeter, mas não tenha experiência em escrever trabalhos para essa trilha, os organizadores estão à disposição para conversar.
A submissão do trabalho será exclusivamente eletrônica, através do sistema JEMS. As submissões podem ser redigidas em inglês ou português.
Em caso de aceite
É obrigatório o envio do Termo de Autorização de Publicação de Artigos da SBC, o qual deve ser assinado por um dos autores de cada artigo aceito. É necessário também preencher o formulário eletrônico de coleta de metadados para cada artigo aceito.
Organização
Maurício Aniche - Uber
Joseph Yoder - The Refactory
Comitê de Programa
em formação
Trilha da Indústria