Presencial
Em 2024, a 15ª edição do CBSoft será realizada presencialmente, de 30 de setembro a 04 de outubro de 2024 em Curitiba, Paraná.👉 Mapa

SBCARS 2024
XVIII Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software

Chamada de Trabalhos

O Simpósio Brasileiro de Componentes de Software, Arquiteturas e Reutilização (SBCARS) é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e reúne pesquisadores, estudantes e profissionais com uma ampla gama de interesses em tópicos relacionados à Engenharia de Software, incluindo linhas de produto de software, desenvolvimento de software baseado em componentes, arquitetura de software e reuso de software. O SBCARS, iniciado em 2007, é o sucessor da série de seis Workshops Brasileiros de Desenvolvimento Baseado em Componentes (WDBC), iniciados em 2001, de modo que suas 17 edições já realizadas têm contribuído para sua consolidação no calendário científico nacional como um importante evento técnico-científico na área de software.

Datas Importantes

Registro do artigo (submissão do resumo):04 de julho de 2024
Submissão do artigo:11 de julho de 2024
Notificação de aceitação:12 de agosto de 2024
Envio da versão final:19 de agosto de 2024
Conferência:30 de setembro a 04 de outubro de 2024

Tópicos de Interesse

Serão aceitas submissões relacionadas (mas não limitadas) aos seguintes temas:
  • Análise e engenharia de domínio
  • Análise, compreensão e reconstrução de software
  • Arquitetura de software
  • Arquitetura e projeto de software ágil
  • Desenvolvimento e evolução de APIs
  • Design e arquitetura de software assistido por IA (incluindo LLM, IA generativa e outros modelos similares)
  • Engenharia de software baseada em componentes
  • Engenharia dirigida a modelos
  • Gerenciamento de variabilidade
  • Linhas de produto de software
  • Manutenção, reengenharia eevolução de software
  • Métricas de software
  • Mineração de repositórios de software
  • Modularidade de software
  • Orientação a serviços e microsserviços
  • Padrões de projeto
  • Programação generativa e linguagens específicas de domínio
  • Reparo de programas
  • Reuso de software (incluindo questões técnicas e não-técnicas)
  • Reuso e variabilidade em software de código aberto
  • Sustentabilidade de software
  • Transformação de programas e refatoração
  • Visualização de software
Há também o interesse em estudos experimentais (experimentos controlados, estudos de caso, revisões sistemáticas), relatórios de experiência, contribuições teóricas, artigos relacionados à educação, ferramentas e métodos relacionados a todos os tópicos acima.

Formato de submissão

Artigos submetidos podem ser escritos em Português ou Inglês. Artigos escritos em Português necessitam ser submetidos com título, resumo e palavras-chave escritos em Inglês. Submissões em Inglês são fortemente encorajadas, uma vez que os anais do simpósio serão indexadas pela biblioteca digital da ACM. Pelo menos um autor de cada artigo aceito deve se inscrever no CBSoft 2024 e apresentar o artigo no simpósio, caso contrário, o artigo não será incluído nos anais.
Recomenda-se fortemente que os autores verifiquem artigos publicados em edições anteriores do SBCARS para referenciá-los como trabalhos relacionados sempre que for aplicável. Isso pode motivar e melhorar as discussões entre pesquisadores que trabalham na mesma área durante o simpósio. Os artigos publicados em edições anteriores do SBCARS estão disponíveis neste link.
Todas as submissões devem estar em Adobe Portable Document Format (PDF) e devem estar de acordo com o modelo ACM de 2 colunas (ACM_SigConf) disponível neste link. Usuários de LaTeX devem utilizar a classe acmart.cls fornecida no modelo, com o formato de conferência habilitado no preâmbulo do documento:
\documentclass[sigconf]{acmart}
Além disso, deve ser utilizado o estilo de bibliografia ACM-Reference-Format.bst, também fornecido no modelo:
\bibliographystyle{ACM-Reference-Format}
Os artigos não devem ter mais de 10 páginas, incluindo figuras, tabelas e referências. Submissões que não estejam em conformidade com o formato exigido ou estejam fora do escopo técnico serão rejeitadas sem revisão. Os artigos submetidos serão revisados por pelo menos três revisores com base em sua originalidade, relevância, qualidade técnica e clareza de apresentação.
O SBCARS 2024 empregará um processo de revisão double-blind. Os artigos submetidos não devem revelar de forma alguma as identidades dos autores.
  • Os autores devem remover seus nomes e afiliações do corpo de sua submissão.
  • Os autores devem garantir que qualquer citação a trabalhos relacionados próprios esteja escrita em terceira pessoa, ou seja, "o trabalho anterior de XYZ" ao invés de "nosso trabalho anterior".
  • Os autores devem evitar fornecer URLs para sites que revelem a autoria do artigo (ferramentas, conjuntos de dados). O artigo pode mencionar a existência desses sites, mas a consulta a estes não deve ser necessária para realizar a revisão.
  • Os autores devem anonimizar os nomes de empresas que revelem a autoria do artigo, mas podem fornecer características gerais das organizações envolvidas que sejam necessárias ao entendimento do contexto do artigo.
Os artigos devem ser submetidos eletronicamente através do sistema JEMS3. Na submissão do artigo, os autores devem especificar o idioma de seu artigo com um prefixo no campo de título do artigo na plataforma de submissão. O título de artigos em Inglês deve iniciar por "[EN]" e o título de artigos em Português deve iniciar por "[PT]". Isso garante que o artigo seja atribuído a um revisor que seja capaz de revisá-lo.

Sobre o uso de IA (Inteligência Artificial) ou tecnologias assistidas por IA em trabalhos de pesquisa

Ao submeterem trabalhos ao SBCARS 2024, os autores reconhecem que estão em conformidade com a política de uso de IA Generativa, baseada nas políticas existentes propostas pela IEEE, ACM, e Springer.
É proibido:
  • Listar ferramentas e tecnologias de IA Generativa, como o ChatGPT, como autores de trabalhos;
  • Utilizar textos ou seções integralmente produzidos por ferramentas de IA generativa.
É permitido (com menção explícita nos agradecimentos):
  • Utilizar ferramentas de IA generativa para criar partes do conteúdo, com menção nos agradecimentos do artigo indicando o que foi gerado e qual ferramenta foi utilizada. É importante verificar os termos de uso da ferramenta, ficando tal verificação sob responsabilidade dos autores do artigo. Por exemplo, nos agradecimentos: ChatGPT foi utilizado para gerar o primeiro parágrafo da Seção 3 e para gerar a Tabela 3.2.
É permitido (sem necessidade de menção):
  • Usar IA ou tecnologias assistidas por IA para melhorar a qualidade das imagens em relação ao contraste e clareza; e
  • Utilizar ferramentas de IA generativa para editar e melhorar a qualidade do seu texto existente (de forma semelhante a um assistente como o Grammarly para melhorar a ortografia, gramática, pontuação, clareza, engajamento).

Prêmio de Melhor Artigo

O Comitê Diretivo do SBCARS designará um comitê para premiar os melhores artigos do SBCARS 2024. Os artigos premiados serão anunciados durante o CBSoft. Os melhores artigos serão convidados para submeter uma versão estendida, em inglês, para o Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD). O comitê se reserva no direito de escolher até 3 artigos para concorrer ao prêmio, assim como de não escolher nenhum artigo para receber o prêmio.

Palestrante Convidado

  • Paulo Borba (UFPE)

Organização

Coordenador do Comitê de Programa
Carla Ilane Bezerra - Universidade Federal de Campina Grande (UFC)
Daniel Lucrédio - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Comitê Diretivo do SBCARS
Carla Bezerra - Universidade Federal de Campina Grande (UFC)
Daniel Lucrédio - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Gustavo Pinto - Universidade Federal do Pará (UFPA)
Rodrigo Bonifácio - Universidade de Brasília (UnB)
Thelma Elita Colanzi - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Vinicius Cardoso Garcia - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Contato

Para mais informações, por favor, refira-se ao website da conferência (https://cbsoft.sbc.org.br/2024/sbcars) ou contate os profs. Carla Bezerra (carlailane .at. ufc.br) e Daniel Lucrédio (daniel.lucredio .at. ufscar.br).