Presencial
Em 2024, a 15ª edição do CBSoft será realizada presencialmente, de 30 de setembro a 04 de outubro de 2024 em Curitiba, Paraná.👉 Mapa

CTD-ES 2024
Concurso de Teses e Dissertações em Engenharia de Software

Chamada de Trabalhos

O Concurso de Teses e Dissertações em Engenharia de Software (CTD-ES) visa divulgar e premiar as melhores teses de Doutorado e dissertações de Mestrado na área de Engenharia de Software concluídas, defendidas e aprovadas no Brasil no ano de 2023. Serão premiadas as teses e dissertações com contribuição significativa e destacada para a área científica de Engenharia de Software além de relevante impacto para a sociedade e para a indústria de software.

Premiação

Serão premiados até seis trabalhos correspondentes às três melhores teses de Doutorado e às três melhores dissertações de Mestrado. Os trabalhos deverão, obrigatoriamente, ser apresentados durante o XXXVIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2024) pelo estudante.

Público Alvo

Podem enviar trabalhos ao CTD-ES recém-doutores e mestres na área de Engenharia de Software que defenderam suas teses ou dissertações, no Brasil, no ano de 2023, ou seja, no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

Submissão

Os candidatos deverão submeter os trabalhos eletronicamente, pelo sistema JEMS3. No momento da submissão, o candidato deve escolher a trilha que for correspondente ao seu trabalho (dissertação de Mestrado ou tese de Doutorado). Será aceita apenas uma submissão, em cada categoria, por orientador principal.
Os seguintes documentos deverão ser submetidos, em conjunto:
  • Texto integral da tese ou dissertação, no formato PDF
  • Artigo resumo do trabalho, que pode ser original ou já ter sido publicado ou aceito para publicação. Caso o artigo seja original, este deve ter tamanho de até 15 páginas, incluindo todas as figuras e referências. O artigo deve estar no formato PDF e em conformidade com o Modelo para Publicação de Artigos da SBC disponível neste link. Os artigos necessitam ter resumos em Português e em Inglês. Caso o artigo já tenha sido publicado ou aceito para publicação, deve ser enviado o artigo original, em PDF.
  • Uma carta do(a) orientador(a) principal.
  • Uma carta do(a) candidato(a).
O conteúdo da carta do(a) orientador(a) principal deve:
  • Destacar a contribuição do trabalho à Engenharia de Software, os aspectos pelos quais acredita que o(a) candidato(a) merece o prêmio e a lista de artigos (publicados, aceitos e/ou submetidos aguardando avaliação) com a indicação do mais relevante.
  • Indicar os subprodutos do trabalho, tais como patentes, programas registrados, programas de domínio público/livre e bancos de dados que o trabalho disponibilize para acesso público (com as respectivas URLs), assim como outras informações consideradas pertinentes.
  • Informar o nome do Programa de Pós-graduação, o número de telefone do(a) Coordenador(a) do Programa, a data da defesa da tese/dissertação, título da tese/dissertação, o nome do(a) candidato(a), os nomes do(s) orientador(es) e dos membros da banca, com endereço de e-mail.
  • Indicar se o artigo submetido é (i) original, (ii) já foi aceito/publicado em outro evento ou periódico, ou (iii) está em processo de avaliação em outro evento ou periódico. Caso o artigo não seja original, deve-se indicar o veículo de publicação ou no qual está sob processo de revisão.
O conteúdo da carta do candidato deve:
  • Apresentar as razões pelas quais ele considera que o seu trabalho deve ser indicado como destaque entre os melhores do Brasil em Engenharia de Software.
A publicação do artigo nos anais estendidos do SBES 2024 na SBC OpenLib (SOL) obedecerá às seguintes regras:
  • Se o artigo for original, será publicado o artigo completo.
  • Se o artigo não for original, ou seja, já tiver sido publicado em outro veículo (inclusive no SBES), a versão a ser publicada nos anais estendidos do evento será um resumo de 2 páginas no Modelo para Publicação de Artigos da SBC preparado pelos autores, indicando a referência completa do evento da outra publicação. O artigo deve incluir um resumo em Português e um em Inglês.

Seleção

Somente serão aceitos trabalhos cujo foco seja Engenharia de Software, em Português ou em Inglês, que expandem ou aprofundem o conhecimento nesta área. Não serão aceitos trabalhos em que a contribuição à Engenharia de Software seja marginal. Será aceito no processo de seleção apenas um trabalho, em cada categoria, indicado pelo orientador principal. Isso implica que os orientadores devem fazer uma primeira seleção e indicar aqueles que consideram a melhor tese e/ou dissertação do ano 2023 em que atuou como orientador principal.
As teses e dissertações submetidas ao CTD-ES passarão por um processo de avaliação de duas etapas descritas abaixo. A avaliação será realizada por um comitê composto por profissionais de Instituições de Ensino e Pesquisa com reconhecida atuação na área de Engenharia de Software. Membros do Comitê de Avaliação que foram orientadores de candidatos concorrendo em uma das categorias (Mestrado ou Doutorado) avaliarão trabalhos somente da outra categoria.
Serão convidados até três artigos por categoria (Mestrado e Doutorado) para apresentação durante o SBES 2024. O autor que defendeu o trabalho de Mestrado ou Doutorado (e somente ele) deverá fazer a apresentação oral do trabalho, em no máximo 20 minutos, para uma banca, que avaliará a qualidade da apresentação e poderá fazer perguntas. A classificação final do CTD-ES levará em consideração a avaliação do texto completo do trabalho e da apresentação realizada durante o evento.

Fase 1

Para essa fase, os trabalhos passarão por um processo de avaliação e seleção visando classificar os melhores trabalhos em cada categoria (ou seja, tese de doutorado e dissertação de mestrado). As avaliações serão realizadas via plataforma JEMS3.

Fase 2

Nessa fase, que ocorrerá durante o evento, o autor que defendeu a tese de doutorado ou a dissertação de mestrado (e somente ele) deverá fazer uma apresentação oral do seu trabalho para uma banca que avaliará a qualidade da apresentação e poderá fazer perguntas ao autor. Em situações especiais, as apresentações especificamente do CTD-ES poderão ser remotas. A não participação nesta fase implica em eliminação do processo de seleção. Ao final, a banca se reunirá em sala reservada e determinará os trabalhos premiados em cada categoria. A banca se reserva ao direito de indicar para premiação apenas os trabalhos que ela considerar adequados para isso, estando inclusive prevista a possibilidade de não haver trabalhos indicados para premiação em uma ou mais categorias.

Datas Importantes

Submissão do trabalho (incluindo toda a documentação solicitada):17 de maio de 2024
Divulgação dos finalistas:28 de junho de 2024

Organização

Coordenadores do Comitê de Programa do CTD-ES
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Edna Dias Canedo - Universidade de Brasília (UnB)