Presencial
Em 2024, a 15ª edição do CBSoft será realizada presencialmente, de 30 de setembro a 04 de outubro de 2024 em Curitiba, Paraná.👉 Mapa

SBLP 2024
XXVIII Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação

Apresentação

O SBLP 2023 será a 28a edição do Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação que é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), sendo um fórum para que estudantes, pesquisadores e profissionais apresentem e discutam ideias e inovações no projeto, definição, análise, implementação e uso prático de linguagens de programação. A primeira edição do SBLP ocorreu em 1996 e a partir de 2010 o simpósio passou a fazer parte do CBSoft, Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. O congresso ocorrerá entre os dias 30 de Setembro e 04 de Outubro de 2024 em Curitiba, Paraná.

Tópicos de Interesse (relacionados, mas não limitado a)

  • Paradigmas e estilos de programação, linguagens de scripting e de domínio específico e linguagens para suporte a programação em tempo real, programação orientada a serviços, programação multi-threaded, paralela, distribuída e programação quântica;
  • Geração e transformação de programas;
  • Semântica formal e arcabouços teóricos, semântica denotacional, operacional, arcabouços algébricos e categóricos;
  • Análise e verificação de programas, sistemas de tipos, análise estática e interpretação abstrata;
  • Projeto e implementação de linguagens, ambientes de suporte, compilação e interpretação;
  • Linguagens de programação para a tecnologia blockchain: desenho e implementação de contratos inteligentes; implementação de protocolos de consenso, segurança baseada em linguagens de programação e primitivas criptográficas.

Datas Importantes

Registro do artigo (submissão do resumo):6 de Maio, 2024
Submissão do artigo:20 de Maio, 2024
Notificação de aceitação:15 de Julho, 2024
Envio da versão final:29 de Julho, 2024

Submissão de trabalhos

Os artigos podem ser submetidos em português ou inglês. Submissões em inglês são encorajadas. Todos os artigos aceitos serão incluídos nos anais e indexados na plataforma SBC-OpenLib (SOL). A aceitação de um artigo implica que pelo menos um de seus autores estejam inscritos no congresso para apresentar o trabalho. Os artigos devem ser originais e não podem ser simultaneamente submetidos a outra conferência ou periódico. A não apresentação do artigo acarretará a sua exclusão dos anais.
O SBLP 2023 usará um processo de revisão double-blind. Os artigos devem ser submetidos para revisão anonimamente (i.e., sem listar os nomes dos autores no artigo) e referências a outros trabalhos dos autores devem ser feitas na terceira pessoa.
Os artigos devem ser submetidos eletronicamente (em formato PDF) via JEMS (Journal and Event Management System). As seguintes categorias de artigos podem ser submetidas (os limites relativos ao número de páginas incluem figuras, referências e apêndices):
  • Artigos completos: até 8 páginas no modelo ACM de 2 colunas, incluindo referências.
  • Artigos curtos: até 3 páginas no modelo ACM de 2 colunas. Artigos curtos podem discutir novas ideias em estágio inicial de desenvolvimento ou relatar resultados parciais de dissertações ou teses.
Encorajamos alunos de pós-graduação e iniciação científica que desejem feedback sobre seus trabalhos em andamento a submeter artigos curtos originais. Um conjunto de artigos completos não selecionados podem ser aceitos como artigos curtos.

Premiação

Serão destacados os três melhores artigos completos do evento.

Publicação de Artigos

Uma seleção dos melhores artigos das últimas edições do SBLP foi convidada a submeter a versão estendida para uma edição especial do periódico científico Journal of Computer Languages (COLA) da Elsevier. O periódico será contactado para uma edição semelhante com os artigos de 2023.

Comitê de Programa

Coordenador do comitê de programa:
Dalvan Griebler - Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Comitê de Programa:
TBD

Contato

Questões sobre a submissão podem ser enviadas para Dalvan Griebler: dalvan.griebler@pucrs.br