Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS)
Chamada de Trabalhos
Em 2026, o SBCARS celebra sua 20ª edição, reafirmando seu papel como o principal evento brasileiro dedicado à pesquisa, inovação e prática em componentes de software, arquiteturas e reutilização. Convidamos pesquisadores, profissionais e representantes da indústria a submeter suas pesquisas originais ao 20º Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software! Nesta edição, o SBCARS será realizado em São Paulo.
Datas Importantes
| Prazo para registro de resumos | 19 de junho de 2026 |
| Prazo para submissão de artigos completos | 26 de junho de 2026 |
| Notificação de aceitação | 3 de agosto de 2026 |
| Envio da versão final (camera-ready) | 10 de agosto de 2026 |
| Datas do simpósio | 9 de setembro de 2026 (a confirmar) |
Escopo
O SBCARS é um espaço dedicado à discussão dos desafios atuais e das oportunidades emergentes no projeto, desenvolvimento, evolução e reutilização de software em larga escala. À medida que os sistemas crescem em complexidade, o simpósio oferece um ambiente único para explorar avanços fundamentais e experiências práticas que moldam o futuro da arquitetura e da reutilização de software.
Aceitamos submissões em uma ampla variedade de temas, incluindo, mas não se limitando a:
- Arquitetura e Design Ágil de Software
- Design, Arquitetura e Reutilização de Software Assistidos por IA
- Desenvolvimento e Evolução de APIs
- Desenvolvimento Baseado em Componentes
- Padrões de Projeto (Design Patterns)
- Análise e Engenharia de Domínio
- Programação Generativa e Linguagens Específicas de Domínio
- Engenharia Dirigida por Modelos (MDE)
- Reparação de Programas
- Transformação de Programas e Refatoração
- Reuso e Variabilidade em Software Livre
- Orientação a Serviços e Microsserviços
- Aspectos Sociotécnicos no Design, Arquitetura e Reutilização de Software
- Análise, Compreensão e Reconstrução de Software
- Arquitetura de Software
- Linhas de Produto de Software
- Manutenção, Reengenharia e Evolução de Software
- Métricas de Software para Design, Arquitetura e Reutilização
- Modularidade de Software
- Mineração de Repositórios de Software
- Reutilização de Software
- Sustentabilidade de Software
- Visualização de Software
- Gerenciamento de Variabilidade
Tipos de Submissão
O SBCARS 2026 aceita os seguintes tipos de artigos:
Artigos de Pesquisa Técnica: Contribuições originais, de alta qualidade e inéditas, apresentando novas ideias, métodos, ferramentas, estudos empíricos, revisões sistemáticas e avanços teóricos relacionados a componentes, arquiteturas e reutilização de software. Limite de páginas: até 10 páginas (+2 para referências).
Artigos de Dados: Submissões focadas em datasets, benchmarks, repositórios organizados e outros recursos de dados relevantes para a comunidade SBCARS. O artigo deve descrever o contexto, processo de criação, estrutura, limitações e potencial de reutilização dos dados. Limite de páginas: até 4 páginas (+2 para referências). Os autores de Artigos de Dados aceitos devem tornar seus artefatos publicamente acessíveis. Repositórios recomendados: Zenodo e Figshare. GitHub não é considerado um repositório de dados adequado.
Processo de Revisão
Os artigos que estiverem em conformidade com os critérios de submissão serão revisados por pelo menos três membros do Comitê de Programa, de acordo com os seguintes critérios:
- Originalidade: Novidade e inovação do artigo em relação ao estado da arte, incluindo abordagens, soluções, formulações de problemas, metodologias, teorias ou avaliações propostas.
- Relevância: Importância das contribuições do artigo para o campo da Engenharia de Software.
- Rigor: Solidez, clareza e profundidade de uma contribuição técnica ou teórica, assim como o nível de detalhamento e completude do método e da avaliação.
- Verificabilidade e Transparência: Grau em que o artigo disponibiliza informações suficientes para avaliar e reproduzir os métodos, dados, análises e resultados apresentados, incluindo a adequação e completude de artefatos de pesquisa, quando fornecidos.
- Apresentação: Qualidade da escrita do artigo, incluindo descrições claras, adequação gramatical, ausência de ambiguidades, legibilidade de figuras e tabelas e conformidade com as instruções de formatação.
Incentivamos os autores a disponibilizar seus artefatos de forma aberta, embora isso seja obrigatório apenas para artigos de dados.
Sobre o uso de IA (Inteligência Artificial) ou Tecnologias Assistidas por IA em Trabalhos de Pesquisa
Ao submeterem trabalhos ao SBCARS 2026, os autores reconhecem que estão em conformidade com a política de uso de IA generativa, baseada nas políticas existentes propostas pela IEEE, ACM e Springer.
É proibido:
- Listar ferramentas e tecnologias de IA generativa, como o ChatGPT, como autores de trabalhos.
- Utilizar artigos ou seções produzidos integralmente por ferramentas de IA generativa.
É permitido (com menção explícita nos agradecimentos):
- Utilizar ferramentas de IA generativa para criar partes do conteúdo, com menção nos agradecimentos do artigo indicando o que foi gerado e qual ferramenta foi utilizada. É importante verificar os termos de uso da ferramenta, ficando tal verificação sob responsabilidade dos autores do artigo. Por exemplo, nos agradecimentos: "ChatGPT foi utilizado para gerar o primeiro parágrafo da Seção 3 e para gerar a Tabela 3.2".
É permitido (sem necessidade de menção):
- Usar IA ou tecnologias assistidas por IA para melhorar a qualidade das imagens em relação ao contraste e clareza; e
- Utilizar ferramentas de IA generativa para editar e melhorar a qualidade do seu texto existente (de forma semelhante a um assistente como o Grammarly para melhorar a ortografia, gramática, pontuação, clareza, engajamento).
Anonimização
O SBCARS 2026 adota um processo de revisão duplo-anônimo ("double-anonymous"). Os artigos submetidos devem ocultar os nomes e as afiliações dos autores. Além disso, as seguintes regras devem ser seguidas:
- As citações a trabalhos relacionados dos próprios autores devem ser escritas em terceira pessoa. Por exemplo, deve-se escrever "o trabalho anterior de Silva et al." em oposição a "em nosso trabalho anterior". Deve-se também evitar a ocorrência de termos que possam identificar os autores, por exemplo, "nós", "nosso", "financiamento", "Universidade", "github", etc.;
- O artigo submetido não deve mencionar artefatos em repositórios ou websites que permitam a identificação dos autores. A disponibilização de artefatos da pesquisa deve ser feita de forma anônima. Para anonimizar repositórios hospedados na plataforma GitHub, sugere-se o uso do serviço Anonymous (https://anonymous.4open.science/);
- Se o artigo submetido apresentar uma evolução de um trabalho anterior, pode-se anonimizar a referência a esse trabalho. Por exemplo, "baseado no trabalho de Silva et al." pode ser substituído por "baseado em nosso trabalho anterior [Ref]" e a referência pode ser apresentada como "[Ref] referência omitida devido à revisão duplo anônimo" na seção de referências bibliográficas;
- Os revisores não serão encorajados a procurar referências que identifiquem os autores em outras fontes. Buscas em bibliotecas digitais ou em artefatos existentes não invalidam as regras de duplo anônimo.
- Em caso de aceitação do artigo, as informações omitidas na submissão devem ser incluídas na versão final.
Dúvidas sobre a preparação de artigos segundo as regras de anonimização do SBCARS podem ser enviadas aos Coordenadores do Comitê de Programa.
Desclassificação de Artigos
Artigos fora do escopo do SBCARS 2026 ou que não estiverem em conformidade com o formato exigido e com as regras de anonimização serão desclassificados e rejeitados, sem passar pelo processo de revisão.
Se uma submissão simultânea ou publicação prévia em outro fórum (evento ou periódico) de artigo submetido ao SBCARS for identificada e reportada a qualquer tempo, o artigo será rejeitado e os autores poderão ficar impedidos de submeter artigos nas próximas edições do SBCARS. Além disso, os organizadores do outro fórum serão comunicados sobre a ocorrência.
Caso sejam observadas evidências de uso de ferramentas de IA generativa na submissão que não estejam em conformidade com as recomendações para o uso de IA generativa especificadas nesta chamada, o artigo será rejeitado sem revisão e os autores poderão ficar impedidos de submeter artigos nas próximas edições do SBCARS.
Avaliação de Artefatos
Autores de artigos aceitos (técnicos ou de dados) serão convidados a submeter seus artefatos de pesquisa para avaliação opcional ao festival de artefatos. Os artefatos serão avaliados quanto à disponibilidade, completude, documentação e reprodutibilidade.
Instruções de Submissão
- Todas as submissões devem estar em formato PDF.
- Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e, provisoriamente, devem seguir o formato ACM de duas colunas (ACM_SigConf), disponível neste link. O formato final, baseado neste, será divulgado em breve.
- A submissão deve ser realizada via JEMS3.
Os artigos aceitos serão publicados nos anais do SBCARS 2026. Pelo menos um autor deve se inscrever no evento e apresentar o trabalho. Mais detalhes sobre formatação, submissão e comitê de programa em: https://cbsoft.sbc.org.br/2026/pt/symposiums/sbcars
Aguardamos suas valiosas contribuições e esperamos recebê-lo(a) em São Paulo para o SBCARS 2026!
Coordenadores do Comitê de Programa – SBCARS 2026
Juliana Alves Pereira (PUC-Rio) e Breno Bernard Nicolau de França (UNICAMP)